Jeanne d'Arc - Santa Joana d'Arc - Breve Biografia


Para quem só ouviu falar numa heroína queimada na Inquisição, um breve relato da vida desse espírito de luz que encarnou na França há quase 600 anos atrás.

Heroína francesa (6/1/1412-30/5/1431). Nasce na aldeia de Domrémy,filha de um lavrador. Desde pequena tem visões, as mais famosas com São Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarida. Aos 13 anos, afirma ouvir a voz de Deus ordenando-lhe que salve a França dos ingleses, com quem o país trava a Guerra dos Cem Anos.
A voz manda que vista roupas masculinas, use armadura e lidere o exército francês. Em 1429 viaja para a corte do rei francês (ou melhor, Delfin) Carlos VII, com apenas um cavalo, uma espada e sete acompanhantes. Consegue convencer (através de revelações que só um médium poderia fazer) o rei a pôr tropas sob seu comando e parte para libertar a cidade de Orléans, sitiada pelos ingleses havia oito meses.

Derrota os invasores em oito dias. Um mês depois, conduz Carlos VII à cidade de Reims, onde é coroado. A vitória em Orléans e a sagração do rei reacendem a esperança dos franceses de libertar o país. Na primavera de 1430, Joana retoma a campanha militar e tenta libertar a cidade de Compiègne, dominada pelos borgonheses, aliados dos ingleses.

É traída pelo seu próprio rei, presa e entregue aos ingleses, que a processam por bruxaria e heresia. Submetida a um tribunal da Inquisição, em Rouen, é condenada à morte. É queimada viva em 30 de maio, aos 19 anos. Durante sua prisão, Carlos VII não tenta resgatá-la, mas em 1456 ordena a revisão do processo e a reabilita. A Igreja Católica a beatifica em 1909. Em 1920 é canonizada pelo papa Benedito XV.

Por Cristine Izídio

0 Response to "Jeanne d'Arc - Santa Joana d'Arc - Breve Biografia"