A Doutrina Vale do Amanhecer


O Vale do Amanhecer,doutrina espiritualista Cristã como afirmam seus fiéis e representantes foi fundado em 1964,na cidade satélite de Taguatinga (DF), por Neiva Chaves Zelaya (1925-1985),mais conhecida como Tia Neiva.

Mudou-se para as proximidades de Planaltina(DF) em 15 de novembro de 1969,outra cidade satélite a 45 km da capital federal Brasília.Hoje o Vale do Amanhecer compreende uma comunidade originada pela ocupação da antiga área da fazenda Mestre D'armas, pelos primeiros fiéis da doutrina.

Estima-se que hoje sua comunidade compreenda cerca de 22.000 habitantes, dos quais muitos não são praticantes da doutrina.É aonde se localiza o templo principal do Vale do amanhecer,conhecido como Templo Mãe.

Hoje existem mais de 600 extensões(chamados templos externos) por todo o Brasil e em alguns países, totalizando cerca de 150.000 fiéis só no Templo Mãe e 500.000 somando todos os médiuns dos Templos externos.

Toda a estrutura dos rituais, mitos, construções e hinos desta instituição de origem extraterrena-conforme os adeptos-foram passados a Tia Neiva, pelas visões que tinha de Pai Seta Branca(Mentor Espiritual da doutrina),desde 1958.

A crença do Vale do Amanhecer fundamenta-se basicamente na existência de um mundo espiritual onde perduram os espíritos desencarnados,segundo a crença,os espiritos precisam reencarnar-se em busca de suas evoluções,e a sua existência no mundo fisíco terreno,baseia-se no reajuste de outras reencarnações passadas,por onde viveram de forma inadequada aos príncipios existentes .

Este é um espaço impalpável,que circunda o mundo ponderável,mas que também inclui a esfera dos astros ou o âmbito sob a Terra.Assemelha-se a uma quarta dimensão que se sobrepõe à realidade.Os cultos do Vale do Amanhecer baseiam-se na realização de rituais que auxiliam na cura espiritual do ser humano.Aqueles que chegam a doutrina em busca de uma cura são chamados de pacientes.

A função dos rituais é de desobsessão ou de reequilíbrio de padrão energético do paciente ou dos médiuns.Espíritos "desencarnados", que permanecem na Terra, são retirados daqui no conjunto de vários rituais que se completam .

Neles,atendido e realizado, recebem energias que equilibram os seus estados e que promovem alívios de suas condições.A realização de todos os rituais depende do conceito de mediunidade.Esta é uma força quase imperceptível que todos possuem e que possibilita administrar energias de planos diferentes,ou permite que as várias dimensões do homem encontrem-se.

Graças a esta condição espiritual, energias positivas são atraídas para auxiliar médiuns e pacientes, assim como energias negativas são retiradas.Ou situações dos planos materiais e impalpáveis podem ser modificadas através dos ritos.

O Vale do Amanhecer não é considerado pelos adpetos uma Religião,mas sim uma doutrina cristã,um sistema crístico,baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo"Humildade,tolerância e Amor".Alguns dos médiuns mais conceituados da doutrina também já desencarnaram,hoje o Vale do amanhecer é representado pelos filhos de Tia Neiva,e auxiliado por outros médiuns mais gabaritados da doutrina.

O termo Adjunto de povo usado no Vale do Amanhecer,é dado aos médiuns que por lá chegaram nos tempos de Tia Neiva,ou mesmo dos representantes dela,e ganharam a ordem de reger um aglomerado de pessoas dentro do próprio Templo Mãe,como em outros templos do Vale do Amahecer.

O termo "Mestre"é dado simbólicamente e respeitavelmente à todos os médiuns da doutrina,e as mulheres carinhosamente e respeitavelmente são chamadas de Ninfas.Os médiuns se saudam e comprimentam por um tratamento chamado Salve Deus.

7 Response to "A Doutrina Vale do Amanhecer"

  1. Anônimo 26 de novembro de 2010 às 04:32
    Se a vida for somente tentar aproveitar o máximo possível.Para mim, nossa vinda ao planeta Terra tem basicamente dois motivos:evoluir espiritualmente e aprender a amar melhor.E no Vale do Amanhecer tenho todas as oportunidades.
  2. Anônimo 15 de dezembro de 2010 às 04:50
    Parágrafo da Crença...Sistema Crístico e Evangélico de Nosso Senhor Jesus Cristo.(Jesus De Nazaré)
    Pedro Izídio
  3. Anônimo 15 de dezembro de 2010 às 04:51
    Parágrafo da Crença...Sistema Crístico e Evangélico de Nosso Senhor Jesus Cristo.(Jesus De Nazaré)
    Pedro Izídio
  4. Anônimo 15 de dezembro de 2010 às 04:52
    Parágrafo da Crença...Sistema Crístico e Evangélico de Nosso Senhor Jesus Cristo.(Jesus De Nazaré)
    Pedro Izídio
  5. jair 20 de dezembro de 2010 às 16:48
    bom! não tenho a muito a diser. mas só aprender porque na vida ninguem nasce sabendo por eu estou aqui pra aprender ....um abraço
  6. Unknown 28 de janeiro de 2011 às 11:33
    ELI o homem nao morre quando fecha os olhos,mais sim quando deixa de luta pelos seus ideais....pense nisso e seja honesto consigo mesmo
  7. Robson 30 de janeiro de 2011 às 14:44
    É isso aí,muito obrigado pelo comentário valioso.