Práticas de Bullyng


(bully - "Tiranete" ou "Valentão")

Bullyng é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas com o objetivo principal de intimidar, inibir, ou agredir outra pessoa (ou grupo de pessoas) incapaz (es) de se defender.



Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


Para a historiadora e supervisora escolar do Centro de Ensino Fundamental Vila Areal Águas Claras (DF) Cristine Izídio Rufino, a prática do bullyng É uma polaridade de agressão verbal e comportamental".Segundo Cristine, as constantes do bullyng ainda desencadeiam outros fatores:


* Alcança a forma mais cruel de uma pessoa, a humilhação.
* Desequilibra, inferniza e psiquicamente a pessoa agredida tem desvio de conduta.
*O Isolamento.

Este é um lamentável acontecimento, e algumas reportagens já estão sendo veículadas pela mídia, por onde alguns adolescentes (faixa etária mais freqüente da prática de bullyng), relatam toda suas dores e constrangimentos depois de viverem, ou estar vivendo essas terríveis situações.


Os bullies utilizam  uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar suas vitímas, as principais são:

Insultos e acusações constantes.

Agressões físicas ou psicológicas,como denegrir a imagem da vítima, sua propriedade, seus bens.

Interferir com os objetos pessoais de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc.

Intimidar a pessoa para que essa faça o que ela não quer, ameaçando-a  para seguir suas ordens.

Colocar a pessoa em situação constrangedora ou problemática com alguém.

Fazer comentários destrutivos sobre a família de uma pessoa, sobre sua moradia, sua aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade, etc.

Isolar a vítima do convívio social. 

Usar meios de informação e comunicação como a Internet para praticar o cyberbullying, assim criando  páginas falsas sobre a pessoa em sites de relacionamentos, orkut, twitter, (publicação de fotos etc).

Chantagear a pessoa, ameaçá-la de diversas formas.

Pixar seu nome em muros, ou qualquer outra localidade.

O bully pode se passar por amigo, enquanto assegura o controle total e a posição sobre a vítima.

É preciso que educadores, psicólogos, analistas, pais e responsáveis tomem partido e estejam atentos ao comportamento desses jovens, para que os mesmos não se tornem vítimas ou opressores da prática do bullyng .Uma vez que este mal interfere em sua  formação e em seu comportamento, causa depressão, e futuramente poderá deixar marcas profundas em sua vida.

Jovens vítimas desse tormento devem se informar bastante sobre esta questão.Lidar com essas situações não é tarefa fácil, porém, o melhor a fazer mesmo é não se isolar jamais, procurando a melhor orientação possível.Sem violência tudo se resolve.O mundo é de todos, e todos são merecedores do mesmo mundo.

2 Response to "Práticas de Bullyng"

  1. Anônimo 28 de maio de 2010 às 19:21
    Reverência para o artigo...Parabéns!
  2. Unknown 4 de junho de 2010 às 17:13
    O BULLYNG É BASTANTE COMUM , E AS PESSOAS QUEM PASSAM POR ESSE TIPO DE "HUMILHAÇÃO" SOFREM CALADAS , SE FECHAM PRO MUNDO . ENFIM NÃO TEM ANIMO PRA NADA . MAS O IDEAL É A FAMÍLIA OBSERVAR O COMPORTAMENTO DE SEUS FILHOS E SE PERCEBER ALGO DE ESTRANHO , TENTAR CONVERSAR PARA PODER AJUDAR .