Doenças Sexuais

 Também mais conhecidas pela sigla DST, essas doenças englobam todas aquelas transmitidas de uma pessoa para outra pelo contato sexual.A maioria delas é causada por pequenos micróbios que se alojam nos órgãos genitais (pênis, vagina, vulva e ânus) das pessoas contaminadas.Essas doenças são muito antigas e há relatos delas até mesmo na Bíblia.Todas são perigosas e podem deixar algum tipo de seqüela se não forem tratadas a tempo.


 Essas doenças se manifestam por ardor, coceira, corrimento ou pequenos ferimentos estranhos e sem motivo aparente. É importante que as pessoas se auto-examinem, se toquem, e, notando alguma coisa estranha, procurem ajuda médica.


   Uma das doenças mais comum é a gonorréia (ou bienorragia),causada por uma bactéria conhecida como gonococo.Atinge homens e mulheres e causa ardência, principalmente depois de urinar, coceira, inchaço e vermelhidão nas bordas do orifício urinário.Se não for tratada a tempo, pode levar a esterilidade.


   A Sífilis, também causada por uma bactéria-o treponema pallidum-é uma doença grave, que pode atacar vários órgãos vitais.Em mulheres grávidas, muitas vezes chega a causar danos irreversíveis no sistema nervoso do feto.Seu principal sintoma é uma úlcera rasa,do tamanho de um botão de camisa,na extremidade do pênis ou na vulva.Essa úlcera tende a desaparecer depois de algum tempo.Mais tarde podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, que também tendem a sumir.


Devido à característica desses sintomas, as pessoas não se preocupam e deixam a doença evoluir sem procurar um médico.Essa despreocupação pode levar a morte, pois, sem que se perceba, a doença atinge diversos órgãos, comprometendo o seu funcionamento.


   O papilomavírus é um vírus que pode ser transmitido à mulher pelo homem sem que ele manifeste sintomas, sendo por isso chamado de portador assintomático.O nome da doença é condiloma acuminado, conhecido popularmente como "crista de galo".São como verrugas que aparecem nos genitais tanto masculinos quanto femininos.

Nas mulheres, o vírus pode permanecer inerte durante anos, ativando-se em momentos de baixa imunidade.O problema dessa doença é que ela pode facilitar o aparecimento de câncer no colo uterino.Também nesse caso, o uso de preservativos é uma boa medida preventiva.


   A herpes genital é outra doença sexualmente transmissível para a qual não existe cura.Provoca coceira no pênis, seguida do aparecimento de pequenas bolhas que desaparecem depois de certo tempo, mas que voltam a manifestar-se de tempos em tempos, dependendo das condições do sistema imunológico do portador.Enquanto estiver com bolhas ou ulcerações, o portador deverá evitar relações.

  A AIDS ficou conhecida somente em 1981, seu nome é a sigla de um termo em inglês que significa 'síndrome da imunodeficiência adquirida'.Ela é causada pelo chamado vírus da imunodeficiência humana, conhecida pela sigla HIV.Essa doença ataca o sistema imunológico do organismo das pessoas e impede que ele se defenda de doenças.Há pessoas que têm o vírus HIV no corpo a cerca de 15 anos e não desenvolveram sintomas, mas são exceções.


   Ainda não existe cura para a AIDS, nem perspectiva de descobri-la em curto prazo.O tratamento dos doentes, no entanto, tem evoluído muito.Tomando a medicação adequada (tratamento antiviral) e contando com o apoio dos amigos, as pessoas conseguem sobreviver muitos anos, como se estivessem com qualquer outra doença incurável.


  O HIV pode ser transmitido através do sangue, do esperma, da secreção vaginal e do leite materno de uma pessoa contaminada.O contagio acontece quando o HIV entra em contato com a corrente sanguínea da outra pessoa.


   Há outras formas de contágio, como por transfusão de sangue contaminado e compartilhando ou reutilizando seringas. 


   Mulheres grávidas que sejam portadoras de vírus também têm que evitar o parto normal e não podem amamentar, já que as duas situações aumentam muita a chance de contaminação do bebê.


    Não há perigo de contrair o HIV por suor, roupas usadas, abraços ou espirros de pessoas contaminadas.Por isso, você pode conviver normalmente com uma pessoa contaminada sem correr perigo algum, desde que evite contato com feridas ocasionais.


    Até alguns anos atrás, falava-se em "grupos de risco",ou seja,pessoas que,por suas características ou seus hábitos,tinham maior propensão a contrair o vírus - homossexuais,prostitutas,etc.Hoje em dia,isso não existe mais.Homens ou mulheres, casados ou solteiros, ricos ou pobres, homossexuais ou heterossexuais, todos estão igualmente sujeitos à contaminação.Como ainda não existe cura para essa doença, a única arma que temos contra ela é a prevenção, criando barreiras para o vírus não entrar em nosso corpo.


   A barreira mais eficiente e acessível contra o vírus da AIDS é a camisinha (desde que usada desde o início da relação).Como nunca sabemos quem é ou não portador do vírus, devemos tomar precauções sempre.

0 Response to "Doenças Sexuais"