Protestantismo

O Brasil por ser um país livre,as pessoas podem escolher sua religião.Porém na Europa Ocidental do século XV,essa situação não existia,a liberdade de escolha era proíbida e todos eram obrigados a ser católicos.Aqueles que não seguissem essa ordem,e participavam de outros cultos,mesmo sendo católicos,podim ser condenados a morte.

No início do século XVI isso mudou,a Igreja passou por reformas internas,e,dentre algumas dessas mudanças,começaram a existir outras religiões cristãs.Os chamados Protestantes,fizeram com que o catolicismo deixasse de ser a única religião permitida na Europa Ocidental.

Nessa época a Igreja católica detinha todo um poder e uma influência sobre as pessoas e suas vidas.A Bíblia só existia em latim-uma língua que parte das pessoas não entendia-apenas os membros do clero que dominavam o latim perfeitamente,sabiam explicar os textos bíblicos,por isso afirmavam ser eles apenas capazes de intermediar a relação com Deus.

Algumas pessoas porém não aceitavam os ensinamentos da Igreja católica,alegam que a igreja,seus membros como padres e o papa,fugiam dos princípios básicos e originais,e vivia envolvida em situações que comprometiam a fé e a moral da igreja.

Casos de nepotismo entre o clero,eram comuns,muitos padres tinham filhos,mesmo sendo obrigados a viver na castidade.Os religiosos se preucupavam mais em acumular riquezas,deixando de divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo-à venda de indulgências era uma das principais críticas feitas a igreja.

A indulgência era o perdão que a igreja oferecia aos fiéis que se arrependiam de seus pecados.a partir de 1513,fora estabelecido que esse perdão passaria a ser vendido por meio de um documento chamado carta de indulgência.Tal documento fora criado pelo então papa Leão X.

Essas cartas eram vendidas pelos próprios representantes da igreja,que percorriam as cidades européias anúnciando que o valor dessas cartas era o de garantir o perdão dos pecados cometidos e aqueles que viessem a cometer.

Isso transfoumou-se num comércio tão rentável,que os fiéis podiam adquirir as cartas de indulgências através da casa bancária dos Fuggers,esse era um dos maiores bancos da época.Outra atividade muito condenada e que também dava muito lucro,era a venda de imagens,relíquias,obejetos tidos supostamente como sagrados,até fios de cabelo da Virgem Maria,ou mesmo pedaços da cruz de Cristo eram vendidos sobre a alegação que esses trariam o perdão dos pecados.

Todo o dinheiro arrecadado pela igreja era usado principalmente para manter o alto padrão de vida do clero,obras de arte e a construção de outras igrejas.O papa Leão X tinha como principal foco,arrecadar dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro,em Roma.

Os principais personagens do Protestantismo foram Martinho Lutero(monge católico que vivia na saxônia),e o francês João Calvino.Lutero defendia a idéia de que a fé era a única forma de garantir a salvação.Em sua opinião os pecados poderiam ser perdoados apenas por Deus,e não pela igreja.Já Calvino por sua vez discordava tanto da igreja quanto de Martinho Lutero,em relação a salvação da alma.

O Calvinismo defendia que desde a criação do mundo por Deus,apenas alguns seres humanos estavam destinados à salvação,e que,somente após a morte cada um iria descobrir se estava predestinado ou não à vida eterna.Os calvinistas defendiam ainda que cada um dos predestinados à salvação vinha a terra para realizar uma missão.

Por causa de suas crenças,Calvino teve que deixar a França,mudando-se para Genebra(Suíça),converteu a população local a sua crença e religião.Na França os calvinistas foram chamados de huguenotes e na Inglaterra de puritanos.

No Luteranismo não havia uma autoridade máxima(como o papa)o celibato clerical foi eliminado.Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão,as pessoas então passaram há não mais depender do clero para ter acesso aos textos bíblicos.Sobre a forma de 95 teses,em 1517,lutero publicou suas idéias as quais se tornaram muito populares.A igreja católica por sua vez,escomungou Lutero em 1521.

Muitos nobres se converteram a nova religião,que por sua vez deram proteção a Lutero,esse não mais foi perseguido pela igreja católica.Com a aliança entre Lutero e anobreza,deu-se origem então a maior liberdade religiosa do Império romano-germâncio,e os luteranos se difundiram por toda a Europa.

Depois que o Imperador Carlos V tentou obrigar todos os nobres subordinados a retornar ao catolicismo(fato ocorrido em 1529),houve um grande protesto dos nobres a essa determinação,dando origem então ao Protestantismo.


0 Response to "Protestantismo"