Cultura e Pluralidade

    Para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem.A sociedade brasileira é formada não por diferentes etnias, como também, por imigrantes.De diferentes países.



Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados.Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.


      A temática da pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.


     A desigualdade social é uma diferença de outra natureza: é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e política.Quando se propõe o conhecimento e a valorização da pluralidade cultural brasileira, não se pretende deixar de lado essa questão. 


     Ao contrário, principalmente no que se refere à discriminação, é impossível compreendê-la sem recorrer ao contexto socioeconômico em que acontece e à estrutura autoritária que marca a sociedade.As produções culturais não ocorrem fora de relações de poder: são constituídas e marcadas por ele, envolvendo um permanente  processo de reformulação e resistência.

0 Response to "Cultura e Pluralidade"