Sociedade e Justificativas

    É sabido que, apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo.Na relação do país consigo mesmo, é comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.




    Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica.Na escola, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, por parte de professores, de alunos, da equipe escolar, ainda que de maneira involuntária ou inconsciente.Essas atitudes representam violação dos direitos dos alunos, professores e funcionários discriminados, trazendo consigo obstáculos ao processo educacional pelo sofrimento e constrangimento a que essas pessoas se vêem expostas.

   A idéia veiculada na escola de um Brasil sem diferenças, formando originalmente pelas três raças-Indio, Branco e o Negro-que se dissolveram, dando origem ao brasileiro, também tem sido difundida nos livros didáticos, neutralizando as diferenças culturais e,às vezes ,subordinando uma cultura à outra .DIVULGOU-SE, então, uma concepção de cultura uniforme, depreciando as diversas contribuições que compuseram e compõe a identidade nacional.

  Por outro lado, a perspectiva de um Brasil de braços abertos compôs-se no mito da democracia racial.Assim, na sociedade em geral, discriminações praticadas com base em diferenças ficam ocultas sob o manto de uma igualdade que não se efetiva, empurrando, para uma zona de sombra a vivência do sofrimento e da exclusão.

   É bastante comum a expectativa de desempenho baixo em relação ao aluno proveniente das camadas economicamente menos favorecidas e/ou de grupos étnicos socialmente discriminados.A situação da pobreza manifesta na favelização das áreas urbanas e na precariedade da zona rural, ou na dificuldade de adaptação do filho do migrante, lamentavelmente tem sido um estigma para  muitas crianças e adolescentes na escola.

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