Drogas e Abusos

        Antigos textos literários e religiosos mostram que, em todas as épocas e lugares, os seres humanos deliberadamente usaram (e abusaram) de substâncias capazes de modificar o funcionamento do sistema nervoso, induzindo sensações corporais e estados psicológicos alterados.



         Em seu livro"Uma história ìntima da humanidade",Theodore Zeldin afirma que"a fuga para dentro de estados alterados de consciência ,para sedação ou a exaltação ,foi uma ambição constante por toda a parte ,em todos os séculos não houve civilização que não procurasse fugir a normalidade com a ajuda do álcool,tabaco,chá,café e plantas de todas as espécies".

        A busca por agentes modificadores das funções nervosas é considerada por alguns autores, como Ronald Siegel, um impulso tão potente como os impulsos que levaram a satisfação de necessidades fisiológicas, podendo mesmo suplantá-los.Segundo o referido autor:

         "O nosso sistema nervoso está preparado para responder aos intoxicantes químicos quase da mesma maneira que responde as recompensas da alimentação, da satisfação da sede e do sexo. Através de toda nossa história como espécie, a intoxicação funcionou como os impulsos básicos da sede, da fome ou do sexo, por vezes, obscurecendo todas as outras atividades. A intoxicação é o quarto impulso".

De acordo com vários estudos especializados os diferentes tipos de drogas são:

    EUFORIANTES

      Caracterizariam-se por diminuir ou interromper percepções ou emoções desagradáveis, com pouco efeito sobre a consciência.Induzem um estado de conforto mental.Nas palavras de Restak:

      "Graças aos euforiantes, as dificuldades e frustrações do presente podem ser trocadas por mundos substitutos criados pela própria mente, mundos nos quais os problemas desaparecem, as ansiedades são acalmadas e os desejos saciados".

       Lewin incluiu neste grupo o ópio e seus derivados e a cocaína.Este último agente, na opinião de Restak, atualmente seria tirado deste grupo pela maioria dos estudiosos de psicofarmacologia e incluído no grupo dos excitantes.

     FANTASTICANTES

       Também chamados de drogas de ilusão, que provocam alterações sensoperceptivas como alucinações e ilusões (principalmente visuais), cujo exemplo é a mescalina, extraída do cacto peyote(cujo nome científico é Ambalonium lewinii).Neste grupo poderíamos também incluir o LSD, a harmina (encontrada na ayabuasca),intoxicante utilizado pelos índios sul americanos e extraída de dois vegetais -B.caapi e B.inebrians),o haxixe e os alcalóides anticolinérgicos hiosciamina,atropina e escopolamina.

INEBRIANTES

       Causam excitção corponamental e alterações perceptivas, cognitivas e afetivas.Neste grupo, estão o éter, o clorofórmio, o cloreto de etila e a droga mais usada em todos os tempos e locais, o álcool.


       HIPNÓTICOS

       Substâncias utilizadas com a finalidade específica de provocar sono, tal como os barbitúricos e, mais recentemente, alguns tipos de benzodiazepínicos.

EXCITANTES

       Provocam excitação cerebral e estimulação comportamental, sem alterar a consciência.Aqui estão as cafeínas, as anfetaminas e, de acordo com os atuais conhecimentos a cocaína e heroína.

0 Response to "Drogas e Abusos"