Guerras Televisivas

        As emissoras de TV no Brasil estão cada vez mais com os nervos a flor da pele, são inúmeras as batalhas travadas por um ponto a mais no IBOPE, que é o instituto mais conhecido e conceituado no mercado brasileiro.Porém, devido a essa guerra desvairada, seu prestigio tem sido contestado por pessoas comuns que torcem por uma ou por outra emissora, como por aquelas que se julgam injustiçadas e prejudicadas por tal instituto, levando a considerar que o mesmo favorece a emissora líder no mercado brasileiro (Globo) no caso.



  Essas constantes brigas pelo telespectador tem se intensificado bastante nos últimos tempos, levando muitos há vários palcos como: comunidades em orkut, páginas exclusivas, sites especializados, blog, fóruns etc. A melhor emissora é aquela por quem cada um torce, verdadeiros fanáticos se "degladiam" para ganhar não sei o quê.Talvez quem sabe por traz disso tudo, somente são funcionários, donos, vai se saber.


  Sinceramente ainda bem que inventaram o controle remoto, só assim vejo o que eu achar melhor, gosto de televisão, mais não torço para ninguém, ao contrário; como mero telespectador  torço é para que as mesmas me tragam um melhor entretenimento que é a causa nobre da televisão.


  Muitos brasileiros como eu cresceram vendo a Globo, como não lembrar de programas e personagens inesquecíveis como Balão Mágico, Trapalhões (mussum, Zacarias), fofão, Tv colosso e tantos outros.E mesmo nos tempos de hoje apesar do nosso conhecimento do passado nebuloso da Globo, não se pode negar a sua imensa competência de fazer TV,"ninguém bate em cachorro morto."Adjetivos não faltam para elogiar essa emissora comercial que segundo os especialistas está entre as 4 maiores emissoras de TV do mundo.O Padrão Globo de qualidade é inquestionável.


  Mas nem tudo é festa para a Globo, pois como muitos sabem ela nasceu de uma forma duvidosa e rodeada de  acontecimentos ilícitos,é o que falam diversas pessoas,existe até um documentário criado pela rede BBC de Londres,intitulado Além do cidadão Kane em que ela faz alusão ao Filme;Cidadão Kane,com várias personalidades dando depoimento como Leonel Brizola,Chico Buarque entre outros,contando segundo eles as falcatruas da Rede Globo de televisão.

  Recentemente, se sentindo ofendida pela Rede Globo, que noticiou em seus telejornais um suposto esquema  da Igreja Universal do Reino de Deus, a Rede Record de televisão adquiriu os direitos de transmissão do documentário produzido pela BBC de Londres, este havia sido  proibido em 1993 de ser exibido no Brasil por ação judicial movida pela Tv Globo,são fortes acusações como a edição do debate entre os então candidatos a Presidência para eleições de 1989,a qual segundo consta favoreceu Fernando Collor de Mello que veio a ser presidente.


O episódio em questão se deu unicamente porque a cúpula da Rede Record ficou inconformada com o tempo gasto que a Rede Globo noticiou supostas acusações do ministério público de São Paulo contra a Igreja Universal do reino de Deus, que tem como mentor maior o Senhor Bispo Edir Macedo, Presidente e dono da Rede Record de Televisão.


  Tais acontecimentos levaram as duas emissoras há um embate de acusações  em seus noticiários e telejornais, houve manifestações e até boicotes contra a Rede Globo pelos fiéis da Universal que se sentiram perseguidos e humilhados por tal emissora.


Porém depois de todo esse alarde de ambas as partes, tudo acabou em pizza como é de praxe no Brasil.Acontecimentos como esse são tristes e lamentáveis, e vem somente para confirmar o descaso com a sociedade, a falta de respeito, ética e atentado contra a inteligência  dos brasileiros.Infelizmente temos que lamentar a nossa justiça, que só funciona contra pobres e a maioria negra desse país.


  Logicamente quem está em cima acaba se tornando vidraça, é como na política, e quem está em baixo, quer também seu lugar ao sol. É sofrível à atual situação da TV brasileira, ispiração não é o forte das atuais diretorias dessas emissoras, como também o brasileiro está ficando mais esperto e inteligente, principalmente depois da consolidação da Internet no país, as emissoras têm feito de tudo para atrair de volta aquilo que elas perderam; seus adoráveis telespectadores, que obviamente cansados de tanto destrato migraram para essa mídia.


  Hoje a figura do Internautas na TV é um caso a parte,estes são tratados como "celebridades"vários programas de TV enfocam e destacam vídeos caseiros e fazem questão da participação dessas pessoas o que logicamente os torna ainda mais importantes.A Guerra pela audiência não terá fim nos próximos infinitos anos,muitos acham que isto só traz vantagem,mais que vantagem é essa,que tenta nos levar para as mesmices de sempre,e não trás definitivamente nada de novo e especial.

  Todas querem derrubar a Globo, todas querem o lugarzinho da Globo,todas falam mal da Globo, só não entendo porquê então querem ser iguais a ela;querem seus conteúdos,os formatos de programas,artistas,suas transmissões exclusivas,tudo! Eu tenho um controle remoto na mão oras, se eu não quero assistir determinado programa na Globo,é porque quero ver outra coisa.


Julgo-me o telespectador mais falso, ou seja, torço para quem me proporcionar melhores entretenimentos, se passam intervalo mudo de canal na hora, e se por acaso na emissora concorrente estiver passando algo melhor, by para concorrência, To nem aí, o sinal chega de graça, a casa é minha, a TV também, o problema é deles e não meu.não vou perder mesmo meu valioso tempo em sites debatendo e torcendo para uma ou outra emissora,não trabalho para elas,elas que se virem,e trabalhem para o meu entretenimento.


  Na minha modesta opinião de telespectador tenho é lógico minha visão, minhas críticas e elogios por tais emissoras de nosso amado Brasil.E penso da seguinte forma sobre elas independente de quem partilha ou não da mesma opinião, pois que bom que Deus nos deu o livre arbítrio (o direito de escolha, de ir e vir, de pensar,andar e falar).

  Diferente da TV cultura, (emissora estatal do governo) Globo,SBT,Rede Record,Bandeirantes e Rede Tv,são as principais emissoras de nosso pais,são empresas privadas e mais que isso empresas comerciais que vivem de propagandas,vendas e patrocinadores,estes por sua vez precisam anunciar seus produtos,e a TV é a grande mídia para isso.Elas como qualquer outra empresa de outro ramo, precisam de um giro capital alto, se quiserem sobreviver muitos tempos (que, diga-se de passagem, a extinta TV manchete, que com sua novela Pantanal  obteve seu auge, chegando a bater na Globo de lavada quando foi exibida).


  Não foram poucos os episódios de programas que beliscaram a chamada por muitos "Vênus Platinada "Globo,e mesmo nos dias de hoje é até comum ver a concorrência na frente no Ibope.Mas o problema dessas emissoras é que elas criam um alarde, ficam loucas,contagiadas etc.Mas aí está o erro praticado diversas vezes pelas mesmas,se conformam com aquilo,exploram tanto aquilo que acaba perdendo a graça,elas deixam passageiras conquistas iludirem suas "cabeças",o sucesso acaba se tornando fracasso no futuro.

  Muitos são os exemplos disso tudo:   Rede Record (Ratinho), nada contra o SBT,mas me lembro bem que apesar de um programa com pitadas de baixaria pura,era muito melhor de se ver nos domínios da Record.Fez um sucesso estrondoso, ganhou por diversas vezes das "inatingíveis" novelas das oito Globais, foi para o SBT, por um certo período continuou incomodando, só que depois sumiu.Não foram poucas as vezes que vi ele tirar sarro da vênus platinada,era engraçado ver ele fazendo isso,mas como tudo na vida passa,ele acabou passando mais rápido do que se esperava.


  Estes são só alguns exemplos de como a TV é,e sua verdadeira falta de compromisso com o telespectador,nada de coisas de futuro,somente ficção,telenovelas,filmes etc.Programas como Telecurso deveriam passar em horário nobre,deveriam...Mostrar a dura realidade brasileira, crimes hediondos, desastres naturais, fazem parte do conteúdo, explorar isso como todas fazem em busca de pontos preciosos é que não da para aceitar.


Escolhem as mortes que elas querem para fazer acontecimentos históricos, como se fosse um filme de horror, e as pessoas pregam os olhos como se lá no fundo do Imo,adorassem aquele show disfarçado de pena.

  A Record é acusada de muitos "Globistas" e "Sbtistas",de copiar tudo ,não são poucos os apelidos que já tenho visto na web,verdade seja dita que ela acaba sem identidade própria,pois com todo investimento que eles fazem,seria mais interessante se procurassem fórmulas novas;porém tanto SBT como Globo,não são fábricas de invenções,pode-se se dizer que até aonde conheço e estou informado,praticamente tudo que eles passam  nessas emissoras são oriundas de outros paízes,o próprio programa do Silvio Santos-Grande ícone da Tv brasileira,é um formato já bem conhecido lá fora(Talk Shows).E por aí a gente pode colocar na lista Big  Brother, Telejornais, programas infantis, Caldeirão do Huck, Chaves etc. Portanto, não é crime o que a Record faz. 


  Como podemos ver ninguém é de ninguém em se tratando de transmissão no Brasil, torço mesmo para que emissoras menos assistidas como Rede TV, Rede Bandeirantes e até a TV cultura possam ser mais fortes, é pena essa última ser uma espécie de patinho feio da história,é pena Bandeirantes ser tão querida mais não muito assistida,só tenho contra a Band o fato dela em seus programas esportivos,falar praticamente de um time só,e também não dar muita importância para outros esportes,já que em seu slogan,ela é o canal do esporte. 


A Rede TV está com a bola cheia no momento, sua programação está bem legal, principalmente sua melhor atração que é o Pânico na TV, só o tempo dirá até quando esse caso de amor continuará, visto que o brasileiro parece enjoar das atrações transmitidas por canais concorrentes à Globo, é incrível o poder de atração que tem a Globo nesse sentido, já que só ela consegue manter programas, telejornais ou novelas por tanto período, talvez esteja aí o segredo dela, pois mantém um certo compromisso com seu público, e estes por sua vez, uma certa fidelidade.

0 Response to "Guerras Televisivas"