Religião x Religião

 O episódio da agressão á imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo pastor Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, mobilizou sentimentos religiosos e levantou a hipótese de uma espécie de"guerra santa"nos país.A possibilidade de radicalização não foi descartada por alguns religiosos e estudiosos, como por exemplo, Leonardo Bolf, ex-padre e um dos lideres teologia da libertação, tendência católica que enfatiza aspectos políticos e sociais.


         "Há o risco de a igreja católica cometer o mesmo erro da Universal, ou seja, de ser intolerante”, diz ele em entrevista.

Para o professor de sociologia da universidade de São Paulo Antônio Flávio Pierucci, nunca houve tolerância religiosa no país: "O catolicismo foi religião oficial desde a colônia, religião Estado e exclusivista".

Distante das teorizações, mas próximo das disputas por fiéis, o líder religioso Cássio Lopes, presidente da federação de Umbanda e Cultura Afro-Brasileira, afirma que o confronto entre a Igreja Universal e os cultos de origem africana podem provocar "derramamento de sangue”.As declarações dos que enfatizam a atmosfera de intolerância contrastam com as palavras mais moderadas de religiosos que apostam no triunfo da convivência pacífica.caso por exemplo do rabino Henry Sobel,que vê no país um exemplo de sociedade predisposta a aceitar diferenças.


O fato é que o Brasil, sempre mais afeito ao revelado, vai aos poucos se confrontando com velhos mitos.A violência urbana pôs em xeque a idéia da cordialidade e a "democracia racial"já não esconde a presença do racismo.Agora parece ser a vez do mito da tolerância.

(citação do Jornal Folha de São Paulo, 22/10/1995).


Em 1995, no Brasil, o episódio relatado nessa reportagem acirrou os ânimos entre os seguidores de diversas religiões.O fato não chegou a derivar para o confronto aberto, ficou na esfera do debate e das manifestações de indignação.Mas o episódio mostrou o quanto é presente em nossa sociedade a intolerância.


Na Europa dos séculos XV e XVI os conflitos religiosos foram intensos.Era a época da Reforma e da Contra-Reforma.Misturados com a política,esses movimentos religiosos acabaram provocando a morte de muitas pessoas.No processo de constituição do absolutismo inglês,por exemplo,as diferenças religiosas intensificaram ainda mais os conflitos políticos.por várias vezes aqueles que não professavam o anglicanismo acabaram perseguidos e mortos;e vice-versa.


Ainda hoje, após seis séculos, a intolerância religiosa tem levado a atitudes violentas em algumas regiões do Reino Unido, do qual a Inglaterra é parte, sobretudo na Irlanda.A intolerância religiosa tem levado diversas regiões do Planeta a barbáries sem igual, incontáveis tragédias assolam a humanidade em uma guerra inacabável.


Mesmo no Brasil, como mostra a reportagem, as diferenças de fé religiosa podem se tornar conflitantes.Religiões e Igrejas são criadas sem a menor cerimônia em nosso país, como se isso fosse a salvação do mundo, como se isso não contribuísse somente para separar almas e dividir opiniões.No fim, entre certos e errados, vive uma esperança de que um dia tudo poderá ser diferente e melhor.

0 Response to "Religião x Religião"