Ecologia & Ecossistemas


A Ecologia é o estudo do meio ambiente.A palavra ecologia deriva do grego oikos que significa"casa",tendo como sentido mais amplo a noção de "ambiente".Este termo foi usado pela primeira vez pelo naturista Haeckel (1866).



A Biosfera é toda a região do planeta ocupada pelos seres vivos.Estas regiões possuem diferenças marcantes devido a características climáticas, físicas, químicas etc.em umecossistema, os seres vivos que ocupam são denominados biota ou biocenose.Em oposição, os fatores abióticos são os componentes físicos e químicos do ambiente, como a intensidade luminosa, temperatura, concentração de sais, umidade etc.

Habitat é o local onde vive determinada espécie.

Espécie são organismos semelhantes que se reproduzem, ao longo do tempo.

Nicho Ecológico é o local e a maneira como uma espécie explora seu habitat.È um conceito amplo que envolve o modo de vida de uma espécie, alimentação, reprodução, estratégias, etc.

Principais Ecossistemas Brasileiros 


Floresta Amazônica - Localizada na região Norte do Brasil nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte do Mato Grosso e Goiás.

Mata Atlântica - semelhante em muitos aspectos à Mata Amazônica, diferencia-se desta por localizar-se ao longo da cadeia de montanhas das regiões costeiras ao Oceano Atlântico, próximas à influência do mar, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte.

Manguezal - Tipo de vegetação litorânea típico dos ambientes tropicais, ocorre próximo a regiões estaurinas, no encontro de água doce à salgada (ambientes salobros).

Restinga  - É a área que se situa entre as areias do litoral até as primeiras encostas da serra do mar. É formada por dunas de areia que são transportadas devido à ação contínua dos ventos.

Cerrados - situa-se no Sudeste e Centro-oeste do Brasil.Caracteriza-se por possuir árvores de pequeno porte, de tronco retorcido e casca grossa, além da vegetação rasteira.

Caatingas - situa-se no interior do Nordeste brasileiro, em regiões de alta temperatura e de pouquíssimas chuvas.Sua fauna e flora são condicionadas pela intensa falta d'água.

0 Response to "Ecologia & Ecossistemas"