Quadrilhas e Festas


O período  das festas juninas gira em torno de três datas principais:  13 de junho (festa de Santo Antônio); 24 de junho(São João) e 29  de junho,( São Pedro).A folclórica dança de quadrilha teve origem na Inglaterra em meados do século XIII e XIV.


A  “contredance”  foi desenvolvida a partir de uma dança Inglesa, cultuada e festejada entre a população campesina daquele país, muito provavelmente surgida no século XIII .Esta dança,rapidamente se espalhou por toda a Europa,o que a tornou muito presente em todas as festividades da nobreza.


Inspirada e desenvolvida a partir da dança Inglesa, os Franceses criaram uma dança de salão para 4 pares,que em Francês se chamava "quadrille".A quadrilha era dançada em cinco partes, em compassos que variavam de 6/8 a 2/4, dependendo da parte que estava sendo dançada, terminando sempre em um galope, que normalmente atravessava-se o salão.


Seguindo sempre toda  e qualquer  moda que viesse da Europa (principalmente Paris,) a Elite portuguesa e brasileira do século XIX, trouxeram a  “quadrille”  para suas festividades e comemorações.Desde então, ao longo do século XIX,a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-estabelecidas e teve subseqüentes evoluções (entre algumas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses).


Mesmo adotada pela elite urbana brasileira, esta dança  teve  sua maior disseminação entre os meios rurais do Brasil (daí se explica o vestuário campesino), se tornando uma dança própria das festividades juninas, principalmente no Nordeste. A partir de então, a quadrilha, nunca deixou de ser um fenômeno popular e rural, recebeu também a influência do movimento nacionalista e da sistematização dos costumes nacionais e estudos folclóricos.


Em Planaltina Go,cresceu o movimento quadrilheiro somente a partir da década de 1990,movimento esse desenvolvido pelos dirigentes e donos da mais tradicional quadrilha da cidade:Arraia dos Matutos.Desde então,vários outros grupos se formaram,criaram-se competições,estabeleceram-se regras,e os mesmos contribuíram bastante para o desenvolvimento cultural de Planaltina Go.


Sensibilizados e impulsionados pela motivação cultural,e principalmente pelo apelo dos quadrilheiros locais,a administração pública de Planaltina tem se mostrado participativa em alguns momentos,eventos como a competição da liga das quadrilhas do DF,ajudam a desenvolver o nosso pólo cultural,gerando mais movimento para nossa cidade,credibilidade,e ao mesmo tempo impulsionando o comércio.


O mesmo Arraia dos Matutos promove também todos os anos em suas dependências, um Arraia Tradicional, criando vínculos, concedendo espaços, interagindo e trazendo até o povo planaltinense outras quadrilhas tradicionais de outras partes do distrito federal e entorno.


Grupos criados posteriormente como Caipirada, Caboclos do Sertão, Chique, Vem morena, abraçaram a causa e se mostraram participativos para um melhor desenvolvimento cultural de tradição.Naturalmente se formando assim uma união de forças, e uma verdadeira contribuição de cidadania.


Todos esses grupos formados ao longo desse tempo em nossa cidade levam tão a sério o que fazem, que a exemplo das escolas de samba, começam seus ensaios muito antes das festivas comemorações juninas.Nesse ritmo garante um melhor compasso, melhores coreografias, e uma perfeita harmonia entre seus integrantes. 


É fato que algumas rivalidades se formaram, porém, até um determinado ponto se torna válido toda essa competição, pois o resultado final, são cada vez mais belíssimas apresentações e um verdadeiro show de dança.Sem é claro, perder as verdadeiras raízes e tradições folclóricas das danças campesinas.    

0 Response to "Quadrilhas e Festas"