A Civilização Asteca


Século XVI a.C. Marcou a época do Império Asteca, donos de uma rígida e organizada estrutura política social.Ocupavam o Planalto Mexicano, possuíam uma classe dirigente representada por militares e sacerdotes, possuíam uma organização política centralizada.


Seu império, porém, constituiu-se, sobretudo depois do ano 900 de nossa era, quando se definiram os contornos da cultura com a qual os espanhóis tiveram contato a partir de 1521, ano da conquista comandada por Hernán Cortés.

A civilização Asteca apresentava uma grande desigualdade social, isso ficou mais evidente durante o período de 900 a 1500 de nossa era, quando ocorreu uma grande militarização do Império, com a constituição de cidades de caráter eminentemente militar e imperialista.

 Os Astecas desenvolveram diversas técnicas principalmente na agricultura que era à base da economia do império, uma dessas técnicas foi a do alqueive, que consiste em lavrar a terra e deixá-la em repouso por um certo tempo, para que os nutrientes das plantas possam se recompor. 

Os Astecas foram também grandes comerciantes, e na época da conquista de sua civilização pelos espanhóis (1521), o Império vivia o auge de um período de conquistas.Tenochtitlán era a cidade que sintetizava a grandeza melhor a grandeza desse grandioso Império, localizada onde hoje se encontra a cidade do México.

Com cerca de 100,000 mil habitantes, Tenochtitlán era mais populosa que a maioria das cidades européias da época.

0 Response to "A Civilização Asteca"