A Civilização Maia


Os Maias organizavam-se em cidades-estados independentes espalhadas pelos territórios que hoje correspondem à península de Iucatã, no México, á Guatemala e a parte de Honduras, El Salvador e Belize.


Suas primeiras cidades expandiram-se entre 200 e 900 de nossa era e estruturaram-se em torno de grandes edifícios religiosos, administrativos e residenciais.Os Maias destacaram-se por suas obras de arquitetura, principalmente pela construção de admiráveis templos religiosos.Eram também profundos conhecedores da matemática.

Assim como os Astecas, a base de sua economia era a agricultura, também desenvolvida com o trabalho coletivo servil.A civilização Maia atravessou uma forte crise entre os séculos VIII e X, ao longo dos quais as cidades-estados entraram em decadência; não se conhece, porém as razões que levaram a tal declínio.

A cultura Maia não desapareceu, mas foi enriquecida por povos centro-mexicano que chegaram à península de Iucatã, dando origem a novas cidades.Até o ano de 1200, o principal domínio regional esteve concentrado em torno da cidade de Chichén-Itzá.

Mayatán assumiu a hegemonia na maior parte da porção norte da península.Seu domínio, no entanto, durou pouco, e esse Estado decompôs-se numa série de pequenos reinos independentes.Esse fato colocou fim à tradição cultural Maia.

0 Response to "A Civilização Maia"