Ronaldo o Fenômeno Marketeiro


Um currículo invejável, marcou 352 gols na carreira, 67 gols pela seleção brasileira (só Pelé marcou mais), maior artilheiro em copas do mundo com 15 gols, eleito 3 vezes o melhor jogador do mundo pela entidade maior do futebol FIFA.Jogou 4 copas,venceu 2,e após 20 anos, Ronaldo Luíz Nazário de Lima encerrou sua brilhante trajetória no futebol numa triste segunda-feira,dia 14/02/2011.


Começou sua carreira no pequeno São Cristóvão do Rio de Janeiro, mas foi no Cruzeiro de Minas Gerais que o menino franzino e pobre de Bento Ribeiro ganhou o mundo com seu talento e arte.Ronaldo virou Ronaldinho, Ronaldinho virou Fenômeno após passagem pela Internazionale de Milão.

O mundo inteiro noticiou sua despedida, o mundo inteiro reverenciou este craque de técnica, explosão e velocidade apurada.Mas uma vez a arte foi vencida pelo tempo, pelas dores, e pelo cansaço físico. Fenômeno de jogador fora e dentro das 4 linhas.

 Ronaldo superou o inesperado, contra tudo e contra todos voltou a jogar em alto nível mesmo depois de inúmeras lesões graves.Fenômeno também com as mulheres, casamento relâmpago, chacotas com seu peso, envolvimento com travestis, nada disso foi capaz de abalar a moral de um dos maiores jogadores da história.

Porém, com sua peculiar humildade, Ronaldo se despediu de forma que nem precisava, se humilhando por um clube que há cerca de 2 anos,aparentemente não significava nada para ele .O Fenômeno se rendeu às críticas de uma imprensa bairrista, e ameaças de uma torcida louca e sedenta por violência. 

Humilhou-se a ponto de pedir perdão por uma não conquista de metas estabelecidas, quando todos se esqueceram e não respeitaram a sua brilhante história, a própria história que até pouco todos os bairristas paulistas se gabavam.Seu peso não era problema, só em ter Ronaldo fenômeno já valia o ingresso, mas nem isso apagou o ímpeto da imprensa e torcida Corintiana.

Pediu perdão por algo sem culpa, mas esqueceu-se de pedir perdão para a torcida que tanto o amou a vida toda, que o esperou a vida toda, e que se sentiu humilhada depois de uma negociação inesperada para o clube paulista.

Foi como uma vingança, o mesmo clube que o rejeitou no início de sua carreira pagou mais tarde por isso.Sem nenhuma culpa no cartório, a Torcida do Flamengo lamentou tal episódio, pois foi ele Ronaldo que passou a vida inteira dizendo-se Flamenguista, e que num suposto dia encerraria sua trajetória no suposto clube de seu coração.

Isso foi um belo e nebuloso plano de Marketing, o mesmo Marketing que o elevou há um patamar gigantesco além do que ele representava.Tantas polêmicas não foram atoa, Ronaldo sempre esteve em evidência, e sua despedida agora foi melancólica e cheia de preesão,praticamente o aposentaram a força.

 Ronaldo nasceu no dia 22 de setembro de 1976 na cidade do Rio de Janeiro,deixará saudades a todos aqueles que amam o futebol arte,todos que o admiram mundo à fora,a única certeza que temos é que este sem dúvida foi um exemplo como atleta e pessoa para muitos jovens e crianças que pretendem ou não iniciar suas carreiras no mundo do futebol.

0 Response to "Ronaldo o Fenômeno Marketeiro"