A civilização dos Incas

 A centralização mais rígida existente entre os povos pré-colombianos se deu entre os Incas.O Inca, o imperador, era considerado filho do sol, a maior divindade de sua religião.O imperador era o chefe absoluto do Estado, líder militar, religioso e espiritual,e Machu Picchu era a cidade sagrada do Império dos Incas.


No início os Incas estabeleceram-se nos planaltos e vales da cordilheira dos Andes, distribuídos por várias tribos dispersas.A constituição do Império integrou os habitantes do litoral e das serras.A maior concentração populacional estava nos vales dos rios.

A centralização ocorreu muitas vezes com o uso da força.Na prática, foi possibilitados pela construção de um conjunto de estradas, algumas delas com longos trechos calçados.Essas estradas ligavam as diversas áreas à capital imperial, Cuzco, onde viviam o imperador, sacerdotes e militares.No entanto, os Incas não conheciam a roda.

Como os Astecas, a terra era de propriedade do Estado.À população cabia o cultivo, a criação de animais, a mineração e obras de infra-estrutura, como as de irrigação, drenagem, construção de terraços para cultivo, etc.

A maior parte da civilização Inca vivia em aldeias, desenvolveram também uma grande habilidade para o artesanato em cerâmica e para a tecelagem.

Desenvolveram e eram conhecedores de outras práticas como a domesticação de animais, fabricação de numerosos objetos de metal (ouro, prata, estanho).Misturaram o cobre e estanho, assim obtiveram o bronze.Utilizaram a platina, que na época era desconhecida dos europeus, e na fabricação de tecidos, usavam fibras de algodão e lã de alpaca e vicunha (animais da região, que eram tingidas com corantes naturais).


Apesar de sua notável organização econômica e político-social, os Incas não conseguiram evitar as disputas internas pelo poder, que freqüentemente ocorriam após a morte de cada imperador.Esse foi um dos motivos que permitiram a conquista e a destruição do Império Inca pelos conquistadores espanhóis, no século XVI.

0 Response to "A civilização dos Incas"