Ciências das Antigas Civilizações módulo 2


Maias


Outra civilização que se destaca. Suas grandes construções, com esquemas urbanos de captação de águas, distribuição de terrenos e rota de mercado com as outras grandes cidades formam um conjunto impressionante.




São cidades-estados que possuem todo um mapeamento topográfico com sistemas de captação de água para toda população, em locais que às vezes não possuíam leitos do valioso liquido. Suas construções também têm traços impressionantes de cálculos, batendo com os solstícios e posicionamento astronômico.


Até hoje há duvidas de como eles ergueram exatamente seus grandes Templos e edifícios governamentais já que eram carentes de muita tecnologia que para nós é necessária para tais estruturas. A força humana é a teoria utilizada para compreender, pois ainda não se há noticia de uso de ferramentas como o metal, polias ou veículos para o transporte do material.


Embora pareça para muitos pesquisadores que elas sejam um tanto desordenadas com o ambiente em que se instalaram, na verdade todas as cidades foram detalhadamente pensadas. O desenho urbano era orientado pelos Templos e Observatórios, para seguir as coordenadas estelares.


Independente do solo (ex: planície pedra calcária no norte de Yucatan), um sistema de escoamento das águas da chuva para uso tanto agrícola como pessoal de seus moradores, já foi definido, aproveitando o desenho do solo para melhor adaptá-lo, seja em cenotes ou poços.


Para os terrenos difíceis como o de pedra calcaria, todo o solo era revestido por argamassa, impedindo que a água da chuva fosse imediatamente sugada. Essa argamassa feita de calcário queimado e moído possuía propriedades muito semelhantes ao cimento. Era utilizado nos acabamentos e para unir as pedras que com o desenvolvimento das técnicas passaram a se encaixar quase perfeitamente, sem necessitar mais da argamassa.


Outro ponto interessante na civilização maia era seu conhecimento astronômico, eles mapearam diversos cursos e fases celestes,principalmente da Lua e Vênus. Muitos templos tinham janelas demarcatórias para medir e acompanhar o progresso das rotas observadas. Templos arredondados (geralmente relacionada à Kukulcán)tinham a função de serem observatórios, e os templos sobre as pirâmides também eram utilizados para o mesmo fundamento.


Além de tudo os maias tinham uma escrita e contagem de tempo bem característico, onde os meses possuem 28 dias cada e o um ano 13 meses. Isso distribui exatas 04 semanas inteiras por mês, mais um dia Fora do Tempo. Isso soma precisos 365 dias ano, encaixando perfeitamente as fases da Lua, que batem certo com o dia estipulado no calendário.


Mas são tantas coisas a se falar desta civilização como a pirâmide de Kukulcán que tem ângulos perfeitamente calculados com os solstícios,cada uma das 04 faces se alinham com um dos pontos cardeais, tem 52 painéis esculpidos nas paredes que se referem aos 52 anos do ciclo de destruição e reconstrução do mundo, de acordo com a tradição maia.


Kukulcán é a principal estrurura de Chichén Itzá e mostra profundos conhecimentos na área da matematica, astronomia, geometria e acústica.A civilização Maia por muitos aspectos trás surpresas em avanços para milhares de pesquisadores. Muito sobre sua cultura ainda é distorcido ou ignorado.


O que se sabe é, os Maias conheciam fatos atuais, de nossa civilização deixando registrado em suas grandes obras, através da escrita e arte.O calendário registrado encontrado pelos arqueólogos marca até a data de 2012.

Sumérios

A Suméria é considerada uma das civilizações mais antigas da humanidade, localizava-se no sul da Mesopotâmia, estando posicionada entre os rios Tigre e Eufrates. Os arqueólogos datam o inicio desta cultura por volta de 5.000 a 4.000 a.C.


Esta civilização é considerada “Pai” da astronomia, estando entre os primeiros a ter uma visão heliocêntrica (Sol no centro do sistema solar), possuindo também descrições de um planeta chamado Nibiru com uma extensa orbita. Deixaram um legado de Cidades-Estados construídas em espaçosos terraços artificiais, com sistemas legais,administrativos com cortes judiciais e prisões (sendo Ur a mais conhecida); possuíam uma escrita cuneiforme (antecedente a todas as formas de escrita), criando escolas para a transmissão de seus
conhecimentos.


Desenvolveram sistemas numéricos com os quais inventaram o relógio de 60 segundos, minutos e 12 horas, além do calendário que utilizamos contendo 12 meses. Foram os primeiros que se tem conhecimento a domesticar plantas com plantações sistemáticas e animais através de confinamento e procriação.


Muitos de seus inventos usamos quase que diariamente como martelos,pregos, brocas, anéis, alfinetes, cola, caixas, barcos, sandálias,botas, etc.


Sua influência segue para além, seus conhecimentos medicinais ficaram de herança para os babilônicos e contribuiu em muito para os mundos ocidentais e orientais. Em Nippur foi encontrado escritos que podem ser considerados o primeiro manual de medicina do mundo, nele se encontrava formulas quimicas com termos tão específicos que foi necessária ajuda de químicos para tradução. Entre os medicamentos mais tradicionais estavam os laxantes e diuréticos.


Exemplo de Zigurate

Uma de suas estruturas muito interessantes eram as Zigurates, templos que poderiam ser considerados o centro principal das Cidades-Estados.A importância que os sumérios davam para suas crenças era imprescidivel para a organização de sua sociedade.


As Zigurates eram a ponte que ligava os Deuses aos Sumérios e ali,naquelas construções eles podiam descer a Terra. Os Templos eram construídos em colinas artificiais e as construções eram feitas com tijolos de barro e não utilizavam de argamassa ou cimento, usavam fileiras duplas de tijolos e no meio preenchiam com betume e outros materiais.


O formato do Templo é de uma piramide terraplanada. Vários andares, um sobre o outro, sendo que a medida que sobe os andares diminuem de tamanho. Essas plataformas podiam ser ovais, quadradas ou retangulares, variando de 02 a 07 elevações. O acesso era feito por rampas que se estendiam até o cume.

Ilustração sobre a Babel Bíblica

A parte externa era com adornos envidraçados em diversas cores que tinham ligação cosmológica. Essas largas construções supostamente serviram de inspiração para a Torre de Babel da bíblia, nomeada também de Marduk que se localizava na antiga Babilônia, possuindo 07 andares de proporções singulares. Mas pouco se sabe sobre o que acontecia dentro destas belas edificações, sobrando apenas para os historiadores
suposições de suas reais funções.

Leia módulo 1

Texto Adaptado  por

 Cristine Izídio   

0 Response to "Ciências das Antigas Civilizações módulo 2"