Guerra dos Sexos

Durante muito tempo a mulher foi considerada bem diferente do homem, tanto nos aspectos físicos quanto nos psicológicos.Ela era o "sexo frágil” e, como tal, poupada de certos esforços físicos.Nasceram daí também diversos preconceitos em relação a mulher-como o de ser menos inteligente que o homem,de não ter capacidade para certas atividades,etc-,alguns dos quais se mantêm em diversas sociedades ,inclusive a nossa.
As mudanças em relação a essa visão têm sido bastante lentas.O direito de trabalhar fora de casa e o de votar, por exemplo, foram conquistados apenas no início do século XX, depois de muitas lutas.




Essas mudanças intensificaram-se a partir da década de 60, quando começou a crescer entre as mulheres a consciência de igualdade de direitos entre os de fragilidade e de inferioridade da mulher.Ganhou força a crença de que, fora a anatomia (forma do corpis sexos. Movimentos de mulheres, chamados movimentos feministas,passaram a combater a idéia o),homens e mulheres são absolutamente iguais e,portanto,têm os mesmos direitos e deveres.Homens que defendessem o contrário visariam, na verdade, garantir seus privilégios.


As conquistas conseguidas pelas mulheres foram importantíssimas.Graças a elas, pode-se afirmar que, em várias partes do mundo, o ser humano vive hoje em uma sociedade mais justa e mais igualitária do que em épocas anteriores.


Mas, apesar desses ganhos, hoje a ciência comprova que cada sexo tem um potencial físico característico.Ou seja, existem diferenças sutis, mas significativas, entre o homem e a mulher.


Não se trata de medir a superioridade ou inferioridade entre os sexo-muito pelo contrário.O importante é lutar pela igualdade de direitos e de oportunidades, considerando e respeitando as particularidades inerentes ao organismo de cada ser humano.


Ultimamente, as ciências biológicas e a psicologia têm identificado e estudado algumas dessas diferenças.Veja no quadro a seguir os resultados desses estudos (considerando-se a média entre as populações de homens e mulheres).


                                               HOMEM                                                    MULHER


Peso e altura                       20 % mais peso e 10 % mais alto.             

Força e Resistência            30 % mais forte(principalmente nos                  Mais resistente ao cansaço.      
                                             membros superiores).   

Longevidade                                                                                             Em média vive 6,9 anos a mais

Òrgão dos sentidos              Maior sensibilidade à dor física                       Maior sensibilidade á luz e  som 

Cérebro e sistema Nervoso                                                                   Menor especialização entre os                                                                                                                       hemisférios cerebrais ,o que da 
                                                                                                                 maior adaptalidade para superar
                                                                                                                 sequelas.Maior tendência a
                                                                                                                 depressão.

Sistema circulatório                                                                             O coração bate mais rápido,mesmo
                                                                                                        durante o sono.tem mais proteção para
                                                                                          acidentes cardiovasculares.            

Sistema Imunológico                                                                               Maior deficiência  imunológica.    

Ossos                                                                                              Maior tendência a osteoporose,a   
                                                                                                        doença dos ossos fracos.       

Sistema digestório                                                                           digestão mais lenta,intestinos mais
                                                                                                          "preguiçosos".Menor resistência a 
                                                                                                          bebidas alcóolicas.
Mulher não é mais sinônimo de "sexo frágil".Hoje as mulheres freqüentam universidades, dirigem empresas, votam e são eleitas, quebram recordes esportivos.São mais fortes do que se imaginava, e podem ser ainda mais a medida em que alguns preconceitos ainda existentes deixem de existir.

0 Response to "Guerra dos Sexos"